Educação Ambiental - Explicando Decantação para 6ºano
- Pibid Poços de Caldas
- 2 de abr. de 2019
- 2 min de leitura

Devemos ter como prioridade em sala de aula a evolução do aluno, onde a participação e o conhecimento devem ser instigados de uma forma mais dinâmica, facilitando o entendimento e o interesse ativamente. Pensando dessa forma, os Pibidianos que atuam na Escola Estadual David Campista tiveram o compromisso de apresentar aos alunos de 2 turmas de 6º ano, uma forma lúdica de compreender os métodos físicos usados para separar misturas heterogêneas.
Eles explicaram e demonstraram aos alunos os processos de decantação e filtração com o material feito artesanalmente, utilizando: Garrafa pet; Algodão; Carvão; Areia; Pedras; Água suja.
Modo como foi realizado:
* A garrafa foi dividida em duas partes
* Cortando a parte do gargalo com uma tesoura
* Foi colocado um chumaço de algodão no bico.
* Logo acima do bico da garrafa, foi colocado uma camada de carvão e outra de areia.
* E, por fim, uma camada com pedrinhas para aquário.
* Foi feito o encaixe da parte das camadas com a outra metade vazia,
* Assim, a parte que ficou separada deu apoio ao filtro e serviu como um pequeno reservatório da água filtrada.

Essa relação entre ciências e a educação ambiental nas escolas abordam problemas reais, não só ambientais, mas morais e éticos, sociais e econômicos, tendo uma multidisciplinaridade perceptível. Apresentando o propósito de desenvolver desde a base escolar uma ampliação dos conhecimentos ecológicos, mostrando uma reflexão social que também pode interferir no nosso modo de viver.
Contudo, a educação ambiental é bem recebida pelos alunos em todos os níveis educacionais. A aplicação da atividade prática a esses alunos, proporcionou uma mudança no comportamento em relação a percepção do seu próprio ambiente, sensibilizando os envolvidos a pensar em um ambiente conservado por todos.
Por Raissa Bayker






Comentários