Experiências: Entendendo a digestão.
- Pibid Poços de Caldas
- 18 de abr. de 2019
- 2 min de leitura

O que entendemos por digestão? Seria o processo de colocar o alimento na boca, engolir, digerir proteínas e açucares no estômago, no duodeno quebrar gorduras, absorver nutrientes no intestino e o que sobra, eliminar como fezes? Parece um processo bem simples, mas é importante termos em mente que muitas enzimas agem efetivamente auxiliando na quebra do alimento onde ocorrem várias etapas até chegarmos nos resíduos.
Muitas experiências podem ser feitas ajudando os alunos a entenderem de forma divertida como isso tudo acontece no nosso organismo. Os Pibidianos que atuam na Escola Municipal prof Arino Ferreira Pinto fizeram 5 experiências relacionadas ao processo de digestão, com alunos de 2 turmas de 8º ano dia 05 de abril, no laboratório didático do IF Sul de Minas – Campus Poços de Caldas.
A primeira experiência foi “A ação da saliva” - participando de forma ativa e dinâmica os alunos viram na prática como as enzimas contidas na saliva entram em contato com o amido e então o quebram em partes menores. Em seguida foi apresentada a importância da mastigação, onde foram utilizados 1 comprimido efervescente quebrado em vários pedaços e outro em perfeito estado, em contato com água foi possível perceber que o tempo de reação pode ser diferenciado de acordo com a condição de cada comprimido. A terceira Experiência foi uma demonstração prática feita pelo Pibidiano Gilberto, de como os movimentos peristálticos são realizados, manuseando uma meia fina e papeis amassados em formato de bola, foi possível que todos entendessem de forma lúdica os movimentos da digestão.

A quarta experiência foi “a acidez do suco gástrico”, os alunos visivelmente empolgados participaram da atividade colocando leite em um copo descartável (café) e adicionaram vinagre, que age como nosso suco gástrico no estômago sobre os alimentos, facilitando a digestão ao dissolver o bolo alimentar. A quinta e última experiência fez com que os alunos fizessem muitas perguntas aos monitores, intitulada de “o detergente na digestão”, pois o detergente age como nosso suco biliar, separando o óleo em pedacinhos e facilitando a sua diluição. A compreensão do conteúdo trabalhado em grupos e de forma prática apresenta com toda certeza pontos positivos, a interação entre os alunos os fazem questionar mais e criar possibilidades de novas questões a serem abordadas.
Por Raissa Bayker 05/04/19






Comentários