top of page

NOTÍCIAS

EXTRA! O meliponário está sendo revitalizado.

  • Foto do escritor: Pibid Poços de Caldas
    Pibid Poços de Caldas
  • 20 de abr. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de abr. de 2019


ree

As abelhas tem um papel fundamental na dinâmica dos ecossistemas, e o desaparecimento desses pequenos insetos traria imensas consequências para todos nós. Elas são responsáveis pela eficiente polinização de 75% do nosso alimento, ou seja, se você gosta de comer abóbora, maracujá, melancia, entre outros vegetais, agradeça a elas, pois estes não existiriam ou seriam muito diferentes do que são hoje. A eficiência desses insetos não acaba por aqui, aproximadamente 90% da flora existente no nosso planeta faz parte da rota de polinização das abelhas.

No mundo existem cerca de 20.000 espécies de abelhas, e aproximadamente 800 espécies dentre essa quantidade possuem ferrão atrofiado e não o usam como uma arma defensiva, sendo assim, recebem o nome de abelhas-sem-ferrão. No Brasil, temos 300 espécies de abelhas-sem-ferrão, algumas delas vivem conosco no ambiente urbano e fazem seus ninhos em árvores, muros, paredes, caixas de luz,  barrancos e subsolo.

ree

Em outubro de 2016, nas instalações do IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas surgiu o projeto de criação de um meliponário, orientado pela docente Dra. Isabel Ribeiro do Valle Teixeira, onde foi implantado um jardim com espécies que favorecessem as abelhas. Foram escolhidas espécies que produzem muitas flores com néctar e/ou pólen, outras que produzem resinas e algumas que apenas ornamentam o local. O projeto tem como propósito aumentar a preservação de abelhas nativas e usar esses insetos na educação ambiental, para que crianças de escolas públicas possam aprender mais sobre a preservação dessas espécies.

ree

No dia 20 de março, os pibidianos se organizaram em grupos e então ajudaram na revitalização do meliponário. Eles fizeram placas de identificação para as 7 espécies que habitam o local: ( Abelhas solitárias, mandaçaias - Melipona Quadrifasciata Anthidioides, jataís - Tetragonisca angustula, irais - Nannotrigona testaceicornes, mirins - Plebeia droryana, boca de sapo - Partamona helleri, manduri - Melipona marginata), pintaram algumas das estruturas de madeira, plantaram várias mudas de flores e recortaram flores decorativas, para deixar este lugar cada vez mais aconchegante para novas visitas e a sobrevivência de nossas preciosas abelhas.



Por Raissa Bayker

20/03/19

Comentários


  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page