Fossilização: Uma aula prática com alunos de 6º ano da Escola Municipal Prof Arino Ferreira Pinto
- Pibid Poços de Caldas
- 19 de abr. de 2019
- 2 min de leitura

Estudar os fósseis é uma das atividades que sempre desperta curiosidade nos alunos, e é fundamental que os professores aproveitem esta atenção para mostrar os diversos tipos de fossilização e como este processo pode acontecer.
O interesse dos alunos pelos dinossauros e animais pré históricos é algo a se investir em sala de aula, já que muitas vezes a paleontologia é apresentada com alguns conceitos incorretos. Sendo assim, é importante que a temática seja abordada de forma clara, fazendo com que cada um possa imaginar como era o ambiente e quem habitava a Terra há milhares de anos, percebendo as transformações que ocorreram nos seres vivos e no próprio planeta.

Os alunos de duas turmas do 6º ano da escola Municipal prof Arino Ferreira Pinto - Caic participaram na sexta-feira dia 29 de março, de uma aula prática sobre fossilização. Estes se encontraram no auditório da escola onde foram apresentamos ao tema pelos Pibidianos Daniel, Flávio e Gilberto, de forma expositiva com várias imagens, podendo então aprender o conceito de rochas sedimentares, metamórficas e magmáticas e como elas se formam, o processo de fossilização e como ele acontece, e por fim foram expostos aos mais diversos tipos de fossilização, sendo eles: carbonificação, mineralização, congelamento, preservação em âmbar, incrustação, permineralização e concreção.
Após a conclusão do conteúdo exposto no auditório, questões reflexivas foram feitas com o propósito de um melhor entendimento e uma dinâmica entre os alunos, que puderam perceber que os fósseis fazem parte de nossa evolução, e são fortes representantes da construção da nossa origem.

Os Pibidianos Edmilson, Nathália e Raissa fizeram a parte prática da atividade, mostrando que um dinossauro pode deixar vestígios bem preservados em uma determinada superfície. Esta atividade teve o objetivo de fazer uma representação em molde de uma forma divertida e interessante, replicado com areia úmida e gesso em um pratinho de plástico descartável, assimilando o processo de fossilização em rochas sedimentares e resultando em seu raro e decorativo fóssil para levar pra casa. Os alunos adoraram!
Por Raissa Bayker 29/04/19.






Comentários